3 motivos para ser eletricista – Confira Aqui

motivos-para-ser-eletricista

Geralmente quando se pensa em escolher uma profissão é levado em conta vários fatores, como, por exemplo: campo de atuação, renda mensal, plano de carreira e qualidade de vida. Todos esses critérios são analisados.

Muita gente enxerga profissões mais famosas como sendo as melhores escolhas, no entanto, existem outros campos de atuação que também podem ser bem lucrativos e vantajosos, como é o caso da elétrica.

A profissão de eletricista é uma das que mais crescem no país e existem várias vantagens em escolher essa área de atuação. Se você está pensando em se tornar um eletricista, mas ainda tem dúvidas, descubra a seguir quais as vantagens de escolher essa área.

Quais os benefícios de ser um eletricista

Muitas são as razões que podem te ajudar a optar pela elétrica como profissão. Conheça cada uma delas.

Campo de atuação

A primeira vantagem de ser um eletricista é que essa área sempre terá espaço para você trabalhar. O serviço de um eletricista é essencial e jamais para, afinal o mundo é movido a eletricidade. Por isso, não importa se você vive numa cidade grande ou pequena, sempre terá algum espaço para você.

Você também pode escolher em que área da elétrica deseja atuar, pode ser aquelas mais comuns como: eletricista predial, residencial e industrial, ou as áreas mais complexas, como eletricista de instalações aeronáutica ou aviação. 

Dependendo do local onde você mora, é bem possível se tornar o único profissional da área. Logo, ter a possibilidade de escolher o local onde deseja atuar é uma vantagem muito positiva.

Tempo de profissionalização 

Para se tornar um eletricista não é necessário passar 4 ou 5 anos numa universidade, geralmente a duração mais longa de um curso profissionalizante são de 2 anos. Para algumas funções menos complexas, o curso pode durar apenas seis meses.

Se você tem pressa e desejo de se tornar alguém bem sucedido em pouco tempo, essa é uma ótima oportunidade. Escolha o curso que você mais se identifica, estude sobre ele, pesquise, entenda e depois é só fazer a matrícula. 

Renda Financeira

Se você for pesquisar o piso salarial de alguns segmentos da elétrica, pode até ficar desanimado, pois geralmente é muito baixo. Contudo, você não precisa levar esse valor ao pé da letra, pois é possível ganhar muito mais.

Grande parte dos eletricistas oferecem serviços como autônomos, assim é possível ganhar muito mais do que está na tabela e ainda ter a oportunidade de fazer seu horário de trabalho. Por isso, muitos optam por trabalhar por conta. 

Porém existem áreas da elétrica que pagam muito bem, como é o caso do eletricista aeronáutico. Esse tipo de profissional é responsável por toda a parte elétrica de um avião. Essa área paga bem, pois existe muita escassez desse tipo de profissional.

Por isso, no momento que for escolher o segmento da elétrica, tenha em mente que as áreas que mais pagam bem são aquelas que não existem muito profissional. Talvez você se pergunte, porque existem áreas tão carentes de eletricista?

A resposta é que dependendo da área que você deseja seguir dentro da elétrica, algumas requerem muito mais preparo, investimento e anos de estudo e dedicação. Diante disso, muitos  profissionais optam pelo caminho mais fácil e rápido.

Mas se você escolher uma área que necessita de profissionais conseguirá mais oportunidades para trabalhar em lugares diferentes e o salário será muito bom.

Cursos gratuitos

É possível ser eletricista sem gastar nada com o curso. Existem programas do governo que oferecem esse conhecimento a custo zero. Logo, você pode se tornar um profissional sem precisar pagar nada por isso.

Porém, o curso gratuito é para as áreas mais comuns da elétrica, como a residencial, e o conteúdo didático pode não ser muito abrangente como um curso pago. 

Por isso, te recomendação é que você faça um curso gratuito e depois invista em mais conhecimento fazendo um curso pago numa área de seu interesse.

O profissional que deseja se tornar alguém de destaque precisa estar disposto a pagar o preço por isso. Seja investindo recursos em capacitação ou tempo para aprender mais. 

dicas-para-o-trabalho-com-eletricidade

Quanto ganha um eletricista

Um dos fatores contribuintes para uma pessoa decidir se vai se profissionalizar em alguma área é se essa profissão vai dar a possibilidade de obter bons recursos financeiros. Por isso, se você está pensando em fazer um curso de elétrica, mas ainda não se convenceu com as vantagens acima, então descubra qual é o piso salarial de um eletricista. 

Eletricista automotivo

Esse profissional trabalha somente  com a parte elétrica dos carros e essa área é uma das mais procuradas, principalmente por homens. Um eletricista automotivo tem a possibilidade de trabalhar por conta própria ou pode prestar serviços para uma empresa. 

O salário médio de um eletricista automotivo é de $2.650. Isso pode variar dependendo do profissional e do conhecimento que ele dispõe. 

Eletricista Residencial

Outra área muito comum é a de um Eletricista Residencial. Geralmente, esse tipo de profissão trabalha como autônomo, por isso é bem provável que consiga ganhar muito mais do que o preço que está informado na tabela.

O valor médio do salário de um Eletricista Residencial é de $1.695, porém pode chegar a $2.800. Esse valor pode variar de região para região. Por isso, é importante verificar qual o piso salarial na sua cidade. 

Eletricista Predial

Por fim, outra área bastante procurada é a de Eletricista Predial. Geralmente, existem mais opções de trabalho nas grandes metrópoles, pois são cercadas de edifícios. Em uma cidade pequena é mais difícil existir esse tipo de profissional.

O valor médio de um Eletricista Predial é de $1.867. Esse valor pode variar dependendo do seu conhecimento e da empresa. Geralmente, alguém que está começando a pouco tempo, tende a receber esse valor. Porém, com o tempo e com o aperfeiçoamento do conhecimento é possível ganhar muito mais.

É possível ser eletricista e ter uma boa renda financeira, isso vai depender do quanto você está disposto a aprender e a investir.

Lembre-se, antes de ganhar muito dinheiro é preciso investir tempo e dinheiro. Quanto mais você se especializar, mais chances tem de se tornar um profissional de destaque. 

Confira como ser tornar um eletricista completo clicando no link -> https://www.cursonr10.com/curso-eletricista-salvador

Até a próxima dica!